Desde sua disponibilização formal em 2004, BPMN tem sido amplamente utilizada em organizações do mundo inteiro. Atualmente há uma grande oferta de ferramentas de mapeamento de processos(gratuitas e licenciadas) que oferecem suporte à notação. Devido à sua grande aceitação, BPMN está ajudando a disseminar conceitos relacionados a processos de negócio e é considerada hoje uma característica chave de qualquer iniciativa BPM.
Dedicaremos os artigos semanais de novembro e dezembro para contribuir com o estudo progressivo dos elementos dede BPMN que compõem o nível 1 desta notação, utilizados para mapear processos em nível descritivo.
Representando Processos com BPMN
Representando Processos com BPMN
Em BPMN, um processo de negócio é representado através do encadeamento de eventos e atividades, ligados através de conectores que demonstram a sequência em que os mesmos são realizados. Além de eventos e atividades, outros elementos de controle de fluxo podem ser utilizados na modelagem para permitir a criação ou unificação de fluxos paralelos que ocorram no decorrer de um mesmo processo de negócio.
O grande potencial de BPMN para representação de processos está no fato de que ela propõe um conjunto simplificado de elementos (atividades, eventos, gateways, conectores e swimlanes), mas que podem ser derivados para atender situações específicas de negócio, de forma que a documentação de um processo em nível de negócio possa adquirir profundidade técnica à medida que é preparado para a implementação.
Nota: A especificação BPMN está documentada em inglês e não existe uma tradução oficial para o português. A tradução neste e nos próximos artigos é livre por parte dos autores, e pode ser diferente entre bibliografias ou ferramentas que adotem esta notação. Para mais informações sobre a documentação oficial e completa consulte http://www.omg.org/bpmn.
Atividades (Activities)
Atividades representam um trabalho realizado em uma etapa do processo de negócio.
As atividades podem ser de dois tipos:
- Tarefa (task)
- Sub-processo (subprocess)
Tarefa (Task)
A tarefa é a atividade de trabalho atômica. Ela representa uma ação no processo que pode ser executada por uma pessoa ou um sistema.
Visualmente é representada como um retângulo com bordas arredondadas, contendo sua descrição dentro da área da caixa.
Exemplos de atividades que podem ser representadas através de tarefas são:
- Avaliar documentos
- Calcular impostos
- Elaborar parecer técnico
- Elaborar proposta comercial
- Cadastrar operação
BPMN sugere alguns símbolos que podem ser adicionados à tarefa para representar visualmente sua utilização:
Conector de Sequência de fluxo (Sequence flow)
O principal objetivo no mapeamento de um processo com BPMN é representar a sequência em que as atividades acontecem desde o seu início até a sua conclusão. Em BPMN Method & Style (2ed), Bruce Silver esclarece que o propósito de BPMN é representar a lógica do processo. A lógica do processo é visualmente demonstrada através do fluxo criado pelos conectores de sequência.
No exemplo acima, o conector de sequência torna explícito que há uma sequência a ser realizada entre as atividades. A atividade “Digitalizar documento” só poderá ser realizada após a atividade “Receber documento” ser concluída. Da mesma forma, a atividade de “Arquivar documento” só poderá ser iniciada após o término da tarefa “Digitalizar documento”.
O conector de fluxo de sequência é representado através de uma linha sólida com uma seta preenchida apontando para o destino (o próximo elemento do fluxo). Em um processo de negócio, todos os elementos de fluxo precisam estar conectados uns aos outros através de um conector de sequência conforme a ordem em que devem ser realizados.
É importante entender que, na interpretação de um processo BPMN, o conector de sequência implica que existe uma dependência entre as atividades conectadas, do tipo fim-início. Ou seja, a conexão significa que após a conclusão da atividade, a próxima atividade poderá ser iniciada.
Fonte: iProcess
